Boletos: Pagamento e compensação

Após sua emissão, uma transação de boleto ficará com o status pendente até este título ser pago pelo comprador. Os boletos emitidos podem ser pagos como qualquer boleto, em:

  • Aplicativo do banco
  • Internet Banking
  • Agências bancárias
  • Lotéricas

Até o prazo de vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer agência. Após o vencimento, é necessário respeitar as instruções indicadas no próprio boleto.

Ao ser pago, os boletos podem receber valores maiores ou menores devido a juros, descontos, multas, ou até mesmos erros no pagamento pelo caixa, ou pelo pagador.

Em caso de boletos com valor maior que o valor original do boleto, será considerado o valor pago como transação paga (succeeded) e será atualizado internamente o cadastro do Estabelecimento Comercial (campo AMOUNT) com o valor recebido, além de também ter registrado o valor original do documento.

Existe uma trava que impede serem aceitos valores menores que o mínimo valor de desconto e superiores aos valores de multa.

 

Compensação de Boletos

Após o pagamento, é realizada uma conciliação sistêmica com os bancos para compensar a transação ao Estabelecimento Comercial, ou seja, realizar o pagamento do recebível para o Estabelecimento.

O processo de conciliação e compensação do boleto acontece em 3 passos:

D0: Cliente paga o boleto
D+1: Banco confirma o pagamento do título
D+2 até D+4: Banco confirma a compensação do valor do recebível ao Estabelecimento Comercial

 

Esse fluxo acontece em dias úteis. Por exemplo, um boleto pago numa segunda-feira, será confirmado pelo banco na terça-feira e o recebível será pago ao Estabelecimento Comercial de quarta-feira até sexta-feira.

Geralmente a compensação ocorre no dia útil seguinte à confirmação, porém é estabelecido pelo Banco Central que o prazo máximo para compensação de boletos seja em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Importante se atentar aos dias úteis, pois um boleto pago na sexta-feira, por exemplo, só será confirmado na segunda-feira, e consequentemente, seu pagamento será realizado de terça-feira em diante.

 

Problemas mais comuns em boletos

  • Falhas no código de barras
    Atenção aos espaços incomuns entre as barras ou impressões falhadas.
  • Dados pessoais incorretos
    Atenção ao preenchimento dos dados na emissão do boleto. O recomendável ao pagador é não pagar um título que esteja incorreto.
  • Erros visuais no layout do boleto
    Verifique se o boleto está saindo correto também em modo impresso.