Os planos de venda permitem que o marketplace aplique uma margem de lucro (markup), ou seja, valores direcionados ao marketplace, em cima das vendas realizadas pelos Estabelecimentos Comerciais associados a ele.
Como criar um plano de vendas?
Durante as negociações com o comercial, o marketplace receberá uma planilha de taxas, onde o mesmo pode indicar a porcentagem de comissão do seu marketplace em cada transação do Estabelecimento Comercial vinculado àquele plano. Ou seja, quanto de cada transação será pago ao marketplace em forma de markup mensalmente.
Importante! A porcentagem relativa à Zoop já virá preenchida na planilha.
TAXA COBRADA DO EC = TAXA ZOOP + TAXA PARCEIRO
Na planilha, preencha as informações de Nome do plano, MCC e se o plano é Standard ou Pro, conforme exemplo abaixo:
Plano Standard
O recebimento das transações de crédito acontecem no fluxo da transação a partir da data da venda (D+30, D+60, D+90, etc). Transações de débito sempre são liquidadas no dia seguinte útil (D+1).
Plano Pro
O recebimento das transações de crédito é antecipado para pagamento conforme negociação comercial. Transações de débito também são pagas em D+1. Planos nessa modalidade estão sujeitos à análise e aprovação do time de Prevenção.
Mais abaixo na planilha, na seção "Markup" é possível definir a margem de lucro:
- Por bandeira (Mastercard, Visa, AMEX, Hipercard, Elo e outras)
- Por tipo (crédito e débito)
- Por modalidade (presencial ou online)
Podendo optar por aplicar uma taxa em percentual (%), em reais (R$) ou em ambos.
Imporntate! A taxa final que o Estabelecimento Comercial pagará estará sempre à direita do markup, na coluna "Taxa final".
Exemplo:
Na planilha de taxas, o custo Zoop para transação de crédito a vista na bandeira MasterCard era 2,5%. O marketplace define seu markup nessa modalidade e bandeira a 1%.
A taxa final que será cobrada do estabelecimento será o somatório dessas duas taxas.
Taxa Zoop + Markup Parceiro = Taxa do estabelecimento
2,5% + 1% = Taxa do estabelecimento
Taxa do estabelecimento = 3,5%
Ao final, envie a planilha de Planos de Venda pelo link Entre em Contato. Após finalizado o processo de inclusão do plano por parte da Zoop, retornaremos e o plano estará visível na aba Planos de Venda no Dashboard 24h depois da confirmação. O prazo para criação de plano é de até 5 dias úteis.
É possível criar quantos planos forem necessários para o seu marketplace.
Como associar um plano a um Estabelecimento?
Após a criação do plano de taxas, o marketplace deve associá-lo aos Estabelecimentos Comerciais.
No Dashboard:
- Dentro da visão do marketplace, clique no botão superior direito "⚙️" para ir até as configurações.
- Em seguida, clique no menu “Planos” na coluna da esquerda.
- Nessa página estarão visíveis todos os planos já adicionados pela Zoop que foram solicitados pelo marketplace.
- Para associar um plano a um Estabelecimento Comercial clique no plano que deseja, e lá estarão todas as taxas de crédito, débito e boleto, podendo ser visualizado parcelamento e diferença entre as bandeiras.
- Por fim, basta buscar o Estabelecimento Comercial que deseja, selecioná-lo e clicar em “Associar Estabelecimento”
Após associar um Estabelecimento Comercial a um novo plano, ele é automaticamente desassociado ao seu plano antigo. Caso o marketplace não faça a associação do plano, será cobrada dele a taxa referente ao Plano Padrão.
Como alterar ou excluir um plano criado?
Para alterar as taxas de um plano existente, atualize a planilha com a(s) nova(s) taxa(s) e faça o envio para suporte@zoop.com.br, indicando qual taxa está sendo alterada.
Para excluir um plano, entre em contato com o mesmo e-mail informando o ID ou nome do plano que deseja excluir. Retornaremos por e-mail em até 5 dias úteis após finalizarmos as atualizações necessárias.