O chargeback acontece quando um cliente contesta uma transação feita através da instituição financeira. O recurso é oferecido pelas bandeiras dos cartões para proteger os usuários. As regras variam conforme as determinações de cada bandeira.
Quando ocorrem as cobranças
Bandeiras MasterCard e Hipercard
- No recebimento da contestação da venda (entrada de chargeback).
- Na resposta da contestação a Bandeira/Emissor (Reapresentação).
- No envio de documentos para a defesa.
- Em disputas não aceitas pelo Emissor.
Bandeira Visa e Elo
- No recebimento da contestação da venda (entrada de chargeback).
- No envio de documentos para a defesa e na reapresentação.
Como a venda é autenticada
Autenticar uma venda significa validar sua legitimidade mesmo após uma contestação. Antes de autorizar uma transação, as bandeiras identificam o portador do cartão garantindo uma camada adicional de proteção contra fraudes. O processo é feito através de serviços como SecureCode MasterCard ou Verify by Visa.
Motivo do chargeback
Um alerta é enviado por e-mail notificando a disputa e o motivo do chagerback.
Valor da cobrança
MasterCard e Hipercard
- R$4,30 para cada chargeback aberto
- R$0,64 + por cada utilização da API da bandeira, seja na abertura, na reapresentação ou na pré-arbitragem
- 0,0065 × o valor do chargeback por cada documento anexado à disputa (incluindo a documentação apresentada pelo emissor)
Visa
- U$2,50 para cada resposta da contestação à Bandeira/Emissor e documento enviado para a defesa (reapresentação)
- U$2.00 para abertura (entrada) de contestção de chargeback
Elo
- R$ 0,20 por cada recebimento de contestação de venda (Entrada de chargeback)
- R$ 0,23 para cada resposta da contestação à Bandeira/Emissor (Reapresentação)
Considerações Importantes
- Em compras parceladas, cada parcela é considerada 1 chargeback
- No repasse das tarifas serão incluídos impostos das bandeiras, além do PIS / COFINS (9,25%)
Os valores no quadro abaixo são fictícios e servem apenas como exemplos: