Possíveis motivos de chargeback

Confira os principais motivos pelos quais um portador pode pedir chargeback de uma transação:

 

Não reconhecimento da transação

Acontece quando o titular do cartão não autoriza ou não se recorda da transação realizada. Neste caso os dados do cartão podem ter sido roubados ou mesmo clonados. Vale ressaltar que quando o nome da loja aparece de forma diferente ou irreconhecível na fatura do titular do cartão, há a possibilidade deste ser o motivo pelo qual ele desconhece a transação.

 

Desacordo comercial

Ocorre quando existe um “atrito” ou “desavença” entre o titular do cartão e o lojista. Esta situação está normalmente ligada a problemas na prestação do serviço ou mercadoria comercializada, podendo o titular do cartão alegar que o “contrato ou acordo firmado” entre as partes não atende as expectativas totais ou parciais do titular do cartão, ou que não existe mais um consenso na negociação, que desta forma deve ser desfeita.

 

Mercadoria não entregue / com defeito / não condiz com a descrição

As razões acima estão normalmente vinculadas a problemas de logística que impactam no recebimento do produto, ao mau funcionamento da mercadoria ou mesmo nas situações em que o produto ou serviço não foi realizado ou recebido conforme as características apresentadas no momento da compra.

 

Duplicidade ou pagamentos por outros meios

Ocorre quando há duplicidade da cobrança ao titular do cartão. Esta situação pode ser gerada por um erro operacional, processamento indevido ou caso o titular do cartão tenha pago o lojista de outra forma (exemplo: O valor da transação foi cobrado no cartão mas também foi pago em dinheiro).

 

Serviço não prestado

Pode ser aplicado caso o lojista tenha algum problema no fornecimento do serviço ofertado, impactando a prestação ou execução do mesmo de forma total, ou parcial. Ofertar um serviço com falta que qualidade também pode ocasionar este tipo de contestação.

 

Produto falsificado

Neste caso o produto ou serviço comercializado é, ou contém indícios não condizentes com as características originais.

 

Crédito não processado

Ocorre quando o titular do cartão alega que solicitou o cancelamento da compra, porém o lojista não concluiu o cancelamento.