Possíveis motivos de chargeback

Principais motivos para o cliente abrir Chargeback

Fraude

Quando o cliente informa ao banco que não reconhece uma transação, pode ser por vários motivos. Isso pode acontecer quando o cartão é usado por conhecidos, quando os dados são coletados de forma indevida durante a compra ou até mesmo quando o cliente age de má-fé, negando a autoria da transação que realizou.

 

Erro de processamento

O erro ocorre quando há algum problema durante o processamento da transação, como cobranças duplicadas ou valores incorretos debitados.

Nesses casos, o cliente entra em contato com o emissor do cartão para solicitar o estorno do valor devido, enquanto a Zoop notifica o parceiro e solicita documentos para defesa. Esses documentos podem variar de acordo com a categoria do chargeback aberto e incluir nota fiscal, comprovante de entrega ou prestação de serviço, capturas de tela do sistema interno e conversas registradas.

 

Se os documentos fornecidos forem insatisfatórios, o reembolso será concedido ao cliente e o comerciante será debitado. Portanto, é essencial que o parceiro envie documentação completa e relevante, garantindo uma defesa robusta.

 

Não reconhecimento da transação

Ocorre quando o titular do cartão não autoriza ou não se recorda da compra realizada. Isso pode indicar que os dados do cartão foram roubados ou clonados. É importante observar que se o nome da loja na fatura do cartão aparecer de forma diferente ou irreconhecível, o titular pode não reconhecer a transação por esse motivo.

 

Desacordo comercial

O desacordo acontece quando surge algum atrito entre o titular do cartão e o lojista. Isso geralmente acontece por problemas na entrega do serviço ou produto, levando o titular do cartão a entender que o acordo feito não atende às expectativas totais ou parciais. Também pode ocorrer quando não há mais consenso entre as partes e uma delas deseja cancelar a transação.

 

Mercadoria não entregue / com defeito / não condiz com a descrição

Essas situações geralmente estão relacionadas a problemas de logística que afetam a entrega do produto, ou ao mau funcionamento da mercadoria ou até mesmo quando o produto ou serviço recebido não corresponde àquelas apresentadas no momento da compra.

 

Duplicidade de cobrança ou pagamentos por outros meios

Ocorre quando há uma cobrança duplicada ao titular do cartão. Pode ser resultado de um erro operacional, processamento indevido ou se o titular do cartão pagou o lojista de outra forma (por exemplo: a transação foi cobrada no cartão, mas também foi paga em dinheiro).

Serviço não prestado

Ocorre quando o lojista não consegue fornecer o serviço ofertado total ou parcialmente, seja devido a problemas operacionais ou à qualidade inadequada. Se o serviço não atender às expectativas o portador do cartão pode contestar a transação.

 

Produto falsificado

Neste caso, o produto ou serviço vendido não corresponde às características originais anunciadas.

 

Crédito não processado

Ocorre quando o titular do cartão solicita o cancelamento da compra, mas o lojista não conclui o cancelamento e o crédito não é processado corretamente. Isso pode acontecer devido a falhas no sistema do lojista ou falta de comunicação entre as partes envolvidas na transação.

 

Artigos Relacionados

O chargeback acontece quando um cliente contesta uma transação feita com cartão de débito ou crédito, buscando o reem...

Saiba mais

Acesse o seu Dashboard e clique em "Visão geral"; Selecione a aba de "Vendas"; No filtro de "Data", marque o período...

Saiba mais

Se o marketplace tiver cadastrado um e-mail para receber disputas automaticamente, as transações contestadas, junto c...

Saiba mais

Principais motivos para o cliente abrir Chargeback Fraude Quando o cliente informa ao banco que não reconhece uma tra...

Saiba mais

O chargeback acontece quando um cliente contesta uma transação feita através da instituição financeira. O recurso é o...

Saiba mais

As notificações sobre disputas de chargebacks são enviadas por e-mail. Assim que a transação é contestada e processad...

Saiba mais

Esse artigo foi útil?

Ainda precisa de ajuda? Clique aqui e entre em contato.

/hc/theming_assets/01HZPGRGZ5WZS8FBXTDPXK4Q08 /hc/theming_assets/01HZPGRH40YJJ0R96JNN9FQKMD