Abaixo listamos os erros mais comuns já mapeados nos terminais e alguns passos para resolução.
É importante reforçar que a Zoop é responsável pela parte do sotfware de pagamentos nas maquininhas, porém a máquina também opera com uma aplicação padrão de fábrica por trás.
Em muitos casos, os erros apresentados nas maquininhas podem ser originados das próprias aplicações dos fabricantes e configuram trocas ou devoluções. Somente o fabricante pode atuar dependendo do problema apresentado.
Os fabricantes oferecem garantia de 1 ano para os equipamentos que utilizam a nossa inteligência, sendo assim, é necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para consultar a data de vigência e obter mais informações sobre o que está coberto.
Erro inesperado
Esse erro pode aparecer ao final da venda, informando que a mesma não foi concluída. Geralmente ocorre quando o Estabelecimento Comercial foi recentemente cadastrado.
Resolução
Abra um chamado através de nossos canais de suporte para verificarmos os parâmetros da maquininha internamente. É importante informar:
- ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
- Serial Number (S/N) do equipamento
PED TAMPERED / ALL KEYS ARE CLEARED / TAMPER STATUS
Quando ocorre este erro, a máquina não sai desta tela, não tendo como acessar as aplicações do terminal. Pode ocorrer tanto com POS quanto com mPOS.
O "tamper" é uma medida de segurança do equipamento, significa que a aplicação básica do terminal, configurada pelo fabricante, pode ter sido corrompida. Isso pode ser devido a:
- Terminal foi desmontado ou aberto (suspeita de violação do hardware);
- Instalação de softwares adicionais ou corrompimento por aplicações externas;
- Equipamento é submetido a altas temperaturas;
- Equipamento sofre quedas ou chacoalhes;
- Quando a bateria fica totalmente descarregada (em casos de MP5).
Resolução
É necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para solicitar a troca ou manutenção. A logística da operação deverá ser acompanhada com o fabricante.
NENHUMA TABELA FOI RECEBIDA
Esse erro pode ocorrer quando a máquina fica um considerável tempo sem uso.
Resolução
- Execute o procedimento de atualização de software;
- Em seguida, solicite a carga de tabelas clicando em "Ajustes", em seguida "menu de apoio ao parceiro" e então "carga de tabelas".
TIPO PGTO INCOMPATÍVEL
Essa mensagem pode aparecer um pouco antes de finalizar a transação, indicando que não será possível concluí-la. Esse tipo de erro pode ocorrer em 3 cenários diferentes:
- Cartão do portador não está habilitado na modalidade escolhida (Exemplo: está selecionando crédito e o cartão é apenas de débito, ou o inverso);
- A bandeira do cartão ainda não é aceita ou homologada pela Zoop;
- O equipamento não possui a chave de criptografia Zoop.
Resolução
Abra um chamado através de nossos canais de suporte para verificarmos os parâmetros da maquininha internamente. É importante informar:
- ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
- Serial Number (S/N) do equipamento
TELA MAIN MENU
A maquininha pode exibir esta mensagem após ser ligada. Essa tela é a de configuração da aplicação padrão de uma maquininha, que aparece quando ainda está sem software da credenciadora ou sub-credenciadora instalado. Duas coisas podem ter acontecido para o cliente visualizar essa tela:
- Apertar o botão 2 enquanto a maquininha está inicializando;
- A maquininha não possui o software da Zoop instalado.
Resolução
No segundo caso, o procedimento correto é devolver o terminal ao fabricante para o software Zoop ser instalado.
MAINAPP - ERROR! SIGILL
Essa mensagem pode aparecer quando o equipamento atinge menos de 5% de bateria.
Resolução
Carregue a bateria da maquininha por cerca de 12h para então ligá-lo novamente.
MAINAPP - ERROR! SIGSEGV/SIGBUS
Essa mensagem pode aparecer em dois cenários:
- Logo após ligar a maquininha, após a tela de SELF-TEST;
- Realizar algum tipo de operação.
Resolução
Abra um chamado através de nossos canais de suporte para verificarmos os parâmetros da maquininha internamente. É importante informar:
- ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
- Serial Number (S/N) do equipamento
PROLIN OS UPDATE
Essa mensagem pode aparecer na tela logo após uma tentativa de ligar a maquininha. Geralmente, ocorre ao pressionar o vermelho e amarelo juntos ao ligar.
Resolução
Pressione e segure o botão vermelho por cerca de 10 segundos.
Erro ao ler configurações do chip/ sem conexão/ demora no processamento/ erro ao conectar/ falha ao conectar/ sem chip/ erro de conexão
Quando há alguma instabilidade ou problema recorrente relacionado a conexão é necessário entrar em contato com a empresa responsável pelo chip de dados da maquininha para obter o suporte necessário.
Maquininha não reconhece cartão / não lê o chip ou tarja
Quando o equipamento não consegue identificar o cartão inserido e trava na tela “insira ou passe o cartão”. Isso significa que o leitor está com dificuldades para reconhecer as informações do chip ou tarja.
Resolução
É preciso validar se o cartão foi inserido corretamente, além de verificar as condições do equipamento e do cartão, pois o desgaste também pode ocasionar a falta de reconhecimento do chip, sendo assim, é válido testar com outro cartão.
Importante! Caso o cartão fique solto no leitor (leitor frouxo), não é recomendado inserir folhas de papel, moedas ou outros objetos no leitor para dar suporte ao cartão. Esses objetos podem danificar os leitores de chip, além de agredir o cartão do portador.
Caso o erro permaneça, entre em contato com o fornecedor do equipamento para solicitar manutenção ou troca do mesmo.
Erro ao atualizar
Pode ocorrer em casos de tentativa de atualização de software.
Resolução
É necessário realizar uma tentativa de venda ou venda teste para a atualização ser concluída. O sistema Zoop só se comunica quando há o ato de transacionar.
Lembrete! É recomendável que as atualizações sejam feitas via Wi-Fi, para economizar dados e garantir que seja realizada por completo, independente do tamanho da versão.