Possíveis erros em maquininhas

Abaixo listamos os erros mais comuns já mapeados nos terminais e alguns passos para resolução.

É importante reforçar que a Zoop é responsável pela parte do sotfware de pagamentos nas maquininhas, porém a máquina também opera com uma aplicação padrão de fábrica por trás.

Em muitos casos, os erros apresentados nas maquininhas podem ser originados das próprias aplicações dos fabricantes e configuram trocas ou devoluções. Somente o fabricante pode atuar dependendo do problema apresentado.

Os fabricantes oferecem garantia de 1 ano para os equipamentos que utilizam a nossa inteligência, sendo assim, é necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para consultar a data de vigência e obter mais informações sobre o que está coberto. 

Erro inesperado

mceclip0.png

Esse erro pode aparecer ao final da venda, informando que a mesma não foi concluída. Geralmente ocorre quando o Estabelecimento Comercial foi recentemente cadastrado.

Resolução

Abra um chamado através de nossos canais de suporte para verificarmos os parâmetros da maquininha internamente. É importante informar:

  • ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
  • Serial Number (S/N) do equipamento

PED TAMPERED / ALL KEYS ARE CLEARED / TAMPER STATUS

mceclip0.png  mceclip1.png

Quando ocorre este erro, a máquina não sai desta tela, não tendo como acessar as aplicações do terminal. Pode ocorrer tanto com POS quanto com mPOS.

O "tamper" é uma medida de segurança do equipamento, significa que a aplicação básica do terminal, configurada pelo fabricante, pode ter sido corrompida. Isso pode ser devido a:

  • Terminal foi desmontado ou aberto (suspeita de violação do hardware);
  • Instalação de softwares adicionais ou corrompimento por aplicações externas;
  • Equipamento é submetido a altas temperaturas;
  • Equipamento sofre quedas ou chacoalhes;
  • Quando a bateria fica totalmente descarregada (em casos de MP5).

Resolução

É necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para solicitar a troca ou manutenção. A logística da operação deverá ser acompanhada com o fabricante.

NENHUMA TABELA FOI RECEBIDA

image__2_.png

Esse erro pode ocorrer quando a máquina fica um considerável tempo sem uso.  

Resolução

  1. Execute o procedimento de atualização de software;
  2. Em seguida, solicite a carga de tabelas clicando em "Ajustes", em seguida "menu de apoio ao parceiro" e então "carga de tabelas".

TIPO PGTO INCOMPATÍVEL

Captura_de_tela_2022-03-26_220017.png

Essa mensagem pode aparecer um pouco antes de finalizar a transação, indicando que não será possível concluí-la. Esse tipo de erro pode ocorrer em 3 cenários diferentes:

  • Cartão do portador não está habilitado na modalidade escolhida (Exemplo: está selecionando crédito e o cartão é apenas de débito, ou o inverso);
  • A bandeira do cartão ainda não é aceita ou homologada pela Zoop;
  • O equipamento não possui a chave de criptografia Zoop.

Resolução

Abra um chamado através de nossos canais de suporte para verificarmos os parâmetros da maquininha internamente. É importante informar:

  • ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
  • Serial Number (S/N) do equipamento

TELA MAIN MENU

mceclip2.png

A maquininha pode exibir esta mensagem após ser ligada. Essa tela é a de configuração da aplicação padrão de uma maquininha, que aparece quando ainda está sem software da credenciadora ou sub-credenciadora instalado. Duas coisas podem ter acontecido para o cliente visualizar essa tela:

  • Apertar o botão 2 enquanto a maquininha está inicializando;
  • A maquininha não possui o software da Zoop instalado.

Resolução

No segundo caso, o procedimento correto é devolver o terminal ao fabricante para o software Zoop ser instalado.

MAINAPP - ERROR! SIGILL

mceclip4.png

Essa mensagem pode aparecer quando o equipamento atinge menos de 5% de bateria.

Resolução

Carregue a bateria da maquininha por cerca de 12h para então ligá-lo novamente.

MAINAPP - ERROR! SIGSEGV/SIGBUS

mceclip5.png mceclip6.png

Essa mensagem pode aparecer em dois cenários: 

  • Logo após ligar a maquininha, após a tela de SELF-TEST;
  • Realizar algum tipo de operação.

Resolução

Abra um chamado através de nossos canais de suporte para verificarmos os parâmetros da maquininha internamente. É importante informar:

  • ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
  • Serial Number (S/N) do equipamento

PROLIN OS UPDATE

mceclip7.png

Essa mensagem pode aparecer na tela logo após uma tentativa de ligar a maquininha. Geralmente, ocorre ao pressionar o vermelho e amarelo juntos ao ligar.

Resolução

Pressione e segure o botão vermelho por cerca de 10 segundos.

Erro ao ler configurações do chip/ sem conexão/ demora no processamento/ erro ao conectar/ falha ao conectar/ sem chip/ erro de conexão

Quando há alguma instabilidade ou problema recorrente relacionado a conexão é necessário entrar em contato com a empresa responsável pelo chip de dados da maquininha para obter o suporte necessário.

Maquininha não reconhece cartão / não lê o chip ou tarja

Quando o equipamento não consegue identificar o cartão inserido e trava na tela “insira ou passe o cartão”. Isso significa que o leitor está com dificuldades para reconhecer as informações do chip ou tarja.

Resolução

É preciso validar se o cartão foi inserido corretamente, além de verificar as condições do equipamento e do cartão, pois o desgaste também pode ocasionar a falta de reconhecimento do chip, sendo assim, é válido testar com outro cartão.

Importante! Caso o cartão fique solto no leitor (leitor frouxo), não é recomendado inserir folhas de papel, moedas ou outros objetos no leitor para dar suporte ao cartão. Esses objetos podem danificar os leitores de chip, além de agredir o cartão do portador.


Caso o erro permaneça, entre em contato com o fornecedor do equipamento para solicitar manutenção ou troca do mesmo. 

Erro ao atualizar

Pode ocorrer em casos de tentativa de atualização de software. 

Resolução

É necessário realizar uma tentativa de venda ou venda teste para a atualização ser concluída. O sistema Zoop só se comunica quando há o ato de transacionar.

Lembrete! É recomendável que as atualizações sejam feitas via Wi-Fi, para economizar dados e garantir que seja realizada por completo, independente do tamanho da versão.

 

Artigos Relacionados

            Regra para Cobrança de Retentativas    No contexto de transações negadas para o estabelecimento comercial...

Saiba mais

Disponibilizamos nossa PlayStore para publicação de aplicativos de nossos clientes. Para ter seu próprio aplicativo A...

Saiba mais

Pré-requisitos Sistema operacional: Microsoft Windows XP SP3 ou superior (Vista, Seven, etc) Cabo: Cabo USB padrão 5...

Saiba mais

1- No menu inicial, selecione “Funções”2- Clique em “Atualização”3- Aguarde a verificação e clique em “Sim”Só aguarda...

Saiba mais

Se o seu estabelecimento comercial não consegue transacionar, você pode verificar o status do cadastro dele na sua Da...

Saiba mais

Os produtos de pagamento presencial da Zoop são um conjunto de softwares, aplicações e kits de desenvolvimento (SDKs)...

Saiba mais

A Zoop não oferece o maquininhas diretamente ao marketplace, desenvolvemos a parte do software embarcado na maquininh...

Saiba mais

Para transacionar usando o mPOS, é necessário o aplicativo baixado no celular (Android). A conexão é via Bluetooth e ...

Saiba mais

Abaixo listamos os erros mais comuns já mapeados nos terminais e alguns passos para resolução. É importante reforçar ...

Saiba mais

Os códigos que podem ocorrer em transações de cartão presencial são: Códigos de reenvio de transação Quais códigos d...

Saiba mais

Esse artigo foi útil?

Ainda precisa de ajuda? Clique aqui e entre em contato.

/hc/theming_assets/01HZPGRGZ5WZS8FBXTDPXK4Q08 /hc/theming_assets/01HZPGRH40YJJ0R96JNN9FQKMD