Abaixo listamos os erros mais comuns já mapeados nos terminais e alguns passos para resolução.
Note que a Zoop é responsável pela parte do sotfware de pagamentos no POS, porém a máquina também opera com uma aplicação padrão de fábrica por trás.
Em muitos casos, erros nos POS podem ser nas aplicações próprias dos mesmos e que configuram trocas ou devoluções diretamente com a fabricante. Somente a fabricante pode atuar dependendo do problema apresentado.
Os fabricantes oferecem garantia de 1 ano para os equipamentos que utilizam a nossa inteligência, sendo assim, é necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para consultar a data de vigência e obter maiores informações sobre o que está coberto.
ERRO INESPERADO
Esse erro aparece ao final da venda, informando que a mesma não foi concluída. Geralmente quando o EC é recentemente cadastrado.
Como resolver: contate nosso time de CX no e-mail suporte@zoop.com.br para verificarmos os parâmetros do POS internamente. Informar no corpo do e-mail:
- ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
- Serial Number (S/N) do equipamento
PED TAMPERED / ALL KEYS ARE CLEARED / TAMPER STATUS
Nesse status, a máquina não sai desta tela, não há como acessar as aplicações do POS. Pode ocorrer tanto com POS quanto com mPOS.
O tamper é uma medida de segurança do equipamento, significa que a aplicação básica do POS, que é configurada pelo fabricante, pode ter sido corrompida. Isso pode ser devido a:
- POS foi desmontado ou aberto (suspeita de violação do hardware)
- Instalação de softwares adicionais ou corrompimento por aplicações externas
- Equipamento é submetido à altas temperaturas
- Equipamento sofre quedas/chacoalhes
- Quando a bateria fica totalmente descarregada (em casos de MP5).
Como resolver: É necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para solicitar a troca ou manutenção. A logística da operação deverá ser acompanhada com o fabricante.
TIPO PGTO IMCOMPATÍVEL
Essa mensagem aparece um pouco antes de finalizar a transação, indicando que não será possível concluí-la.
Esse tipo de erro pode ocorrer em 3 cenários diferentes:
- Cartão do portador não está habilitado na modalidade escolhida (Exemplo: está selecionando crédito e o cartão é apenas de débito, ou o inverso)
- A bandeira do cartão ainda não é aceita/homologada pela Zoop.
- O equipamento não possui a Chave Zoop.
Como resolver: contate nosso time de CX no e-mail suporte@zoop.com.br para verificarmos os parâmetros do POS internamente. Informar no corpo do e-mail:
- ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
- Serial Number (S/N) do equipamento
TELA MAIN MENU
Máquina exibe a tela abaixo após ser ligada. Essa tela é a de configuração da aplicação padrão do POS, que aparece quando o POS ainda está sem software da credenciadora ou sub-credenciadora instalado.
Duas coisas podem ter acontecido para o cliente enxergar essa tela:
- Apertar o botão 2 enquanto o POS está inicializando
- O POS não possui o software da Zoop instalado.
Como resolver: No segundo caso, o procedimento correto é devolver o terminal ao fabricante para que o software Zoop seja instalado.
MAINAPP - ERROR! SIGILL
Essa mensagem fica travada na tela quando o equipamento atinge menos de 5% de bateria.
Como resolver: basta carregar a bateria do POS por cerca de 12h para então ligá-lo novamente.
MAINAPP - ERROR! SIGSEGV/SIGBUS
Essa mensagem pode aparecer em dois cenários:
- Logo após ligar o POS, após a tela de SELF-TEST
- Realizar algum tipo de operação
Como resolver:
Caso seja possível acessar o menu de Funções, contate nosso time de CX no e-mail suporte@zoop.com.br para verificarmos os parâmetros do POS internamente. Informar no corpo do e-mail:
- ID ou CPF/CNPJ do estabelecimento atrelado a este POS
- Serial Number (S/N) do equipamento
Caso não seja possível (erro imediatamente ao ligar o POS), o POS deve ser retornado à fabricante.
PROLIN OS UPDATE
Essa mensagem aparece na tela logo após uma tentativa de ligar o equipamento.
Ocorre ao pressionar o vermelho e amarelo juntos ao ligar.
Como resolver: Segurar apenas o vermelho por cerca de 10 segundos, que conseguirá ligar/desligar normalmente.
ERRO AO LER CONFIGURAÇÕES DO CHIP / SEM CONEXÃO / DEMORA NO PROCESSAMENTO / ERRO AO CONECTAR / FALHA AO CONECTAR / SEM CHIP / ERRO DE CONEXÃO
Quando há alguma instabilidade ou problema recorrente relacionado a conexão é necessário entrar em contato com a empresa responsável pelo chip de dados do POS para que obtenha o suporte necessário.
POS NÃO RECONHECE CARTÃO / NÃO LÊ CHIP OU TARJA
Quando o equipamento não consegue identificar o cartão inserido e trava na tela “insira ou passe o cartão”. Isso significa que o seu leitor está com dificuldades para ler as informações do chip / tarja.
Para solucionar este caso, é preciso validar se o cartão foi inserido corretamente, além de verificar as condições do equipamento e do cartão, pois o desgaste também pode ocasionar a falta de reconhecimento do chip, sendo assim, é válido testar com outro cartão.
IMPORTANTE: Caso o cartão fique solto no leitor (leitor frouxo), não é recomendado inserir folhas de papel, moedas ou outros objetos no leitor para dar suporte ao cartão. Esses objetos podem danificar os leitores de chip, além de agredir o cartão do portador.
Como resolver: Nesses casos, é necessário entrar em contato com o fornecedor do equipamento para solicitar manutenção ou troca do mesmo.
ERRO AO ATUALIZAR
Em casos de nova versão e necessidade de atualização de software.
Como resolver: É necessário realizar uma tentativa de venda ou venda teste para que a atualização seja concluída. O sistema Zoop só se comunica quando há o ato de transacionar.
Lembrete: É recomendável que as atualizações sejam feitas via Wi-Fi, para economizar dados e garantir que seja realizada por completo, independente do tamanho da versão.