Quando um marketplace cria um plano de taxas, é possível definir qual porcentagem de cada transação que será destinada ao marketplace como comissão, ou seja, quanto de cada transação será pago ao seu marketplace em forma de markup mensalmente.
Essa porcentagem pode ser definida por bandeira (Mastercard, Visa, AMEX, Hipercard, Elo e outras), por tipo (crédito e débito) e por modalidade (presencial ou online). Assim, o marketplace recebe a cada transação de cartão, Pix e boleto feita nos lojistas da sua base de clientes.
A Zoop cobra uma taxa base (taxa Zoop), você define um markup em cima desse “custo Zoop”. O somatório de todos os markups de todas as transações aprovadas realizadas pelos estabelecimentos credenciados será o total de comissão pago ao marketplace.
Saiba mais como criar um plano de vendas e definir seu markup
Exemplo
Na planilha de taxas que o markeplace recebeu, o custo Zoop para transação de crédito a vista na maquinha na bandeira MasterCard era 2,5%. O marketplace define seu markup nessa modalidade e bandeira a 1%. A taxa final que será cobrada do estabelecimento será o somatório dessas duas taxas.
TAXA ZOOP + MARKUP PARCEIRO = TAXA DO ESTABELECIMENTO
2,5% + 1% = TAXA DO ESTABELECIMENTO
TAXA DO ESTABELECIMENTO = 3,5%.
Caso um estabelecimento associado a esse plano faça uma venda de R$100,00 nessa modalidade, tipo e bandeira, o parceiro Zoop receberá R$1,00 por essa venda.
Pagamento de Comissão
Os markups das transações realizadas na base de Estabelecimentos Comerciais de um marketplace são acumulados durante o mês e pagos até o quinto dia útil do mês seguinte.
O pagamento é feito ao Estabelecimento principal do marketplace, ou seja, ao perfil de Estabelecimento Comercial criado para o seu marketplace ainda durante a fase de homologação.
O valor é direcionado à conta gráfica do Estabelecimento principal, sendo pago na conta bancária externa cadastrada conforme a política de recebimento escolhida (automática ou manual).
Saiba mais sobre transferências manuais x automáticas
Relatório de Comissão
O markup estará visível na página inicial do Dashboard. Basta clicar em "ver histórico" que abrirá uma aba lateral permitindo fazer o download do relatório.
Perguntas Frequentes
É possível realizar a transferência do markup antes do fechamento do mês?
Não é possível. O markup é contabilizado nas vendas do mês em questão, sendo realizadas e pagas no mês seguinte.
O markup é transferido automaticamente?
Somente se a política de recebimento do Estabelecimento principal do marketplace for automática. Caso seja manual, o markup é direcionado para a conta gráfica do Estabelecimento e será transferida para a conta bancária quando for solicitada a transferência dos valores manualmente pelo Dashboard.
Consigo emitir um relatório do markup parcial antes do fim do mês?
O relatório de markup só fica disponível após o fechamento do mês. Mas, é possível exportar um relatório de vendas via Dashboard ou API dos seus ECs e realizar o cálculo abaixo:
VALOR BRUTO - VALOR LÍQUIDO - TAXA ZOOP(%) = MARKUP