Cancelamento é o processo onde se desfaz uma venda que foi realizada, devolvendo o valor pago ao portador do cartão.
Você pode realizar o cancelamento de qualquer venda realizada no ambiente do seu marketplace (isso inclui os estabelecimentos credenciados nele) pelo Dashboard, pela API ou diretamente no POS para transações presenciais.
Clique aqui para saber mais sobre Pagamentos Presenciais.
Você tem um prazo para poder cancelar a transação, a depender do tipo (crédito ou débito), modalidade (presencial ou online) e data da transação:
- Transações presenciais de crédito presencial: até 30 dias após a venda via Dash, API ou POS.
- Transações presenciais de débito: até 7 dias após a venda via Dash, API ou POS.
- Transações crédito online: até 90 dias após a venda via Dashboard ou API.
Após o cancelamento, os prazos para o estorno (a devolução do valor em conta) são:
- Crédito: Até 2 (duas) faturas, a depender da política do banco/administradora de cartão e da data de fechamento da fatura.
- Débito: 5 (cinco) dias úteis, diretamente na conta de origem.
TIPOS DE CANCELAMENTO
TOTAL: cancelamento de 100% do valor da transação.
PARCIAL: cancelamento de parte da transação, sendo o valor cancelado inferior ao total da transação.
COMO CANCELAR TRANSAÇÕES 
CANCELAMENTO DE TRANSAÇÕES DE CARTÃO (crédito/débito, presencial/online)
VIA API
Você pode realizar o cancelamento via API clicando aqui para consultar nossa documentação.
VIA DASHBOARD
Para cancelar uma transação via Dashboard, o saldo deve ser maior que o valor a ser estornado.
SALDO = VALOR EM CONTA GRÁFICA + LANÇAMENTOS FUTUROS
- Valor em conta gráfica: recebíveis pagos em conta gráfica não bloqueados por transferências possivelmente suspeitas.
- Agenda futura: recebíveis agendados para recebimento futuro aguardando a data de liquidação
Assim, basta procurar pela transação que deseja cancelar na aba VENDAS do dashboard, entrar na venda em questão e clicar no botão CANCELAR VENDA.
Você pode buscar a venda pelo ID da transação ou usando os filtros de data, status, tipo de venda ou valor.
Caso os recebíveis não tenham sido pagos, o valor cancelado é retirado do saldo futuro do EC. Caso eles já tenham sido pagos ao EC, o valor cancelado é debitado do saldo atual do EC.
NA MAQUININHA
1. Clique no botão MENU da tela
2. Digite a senha padrão do POS
3. Clique em CANCELAR VENDA
4. Digite o valor e depois insira o cartão.
O cancelamento via terminal deve ser feito no mesmo dia da venda. Você poderá acompanhar no seu dashboard a alteração do status da venda.
CANCELAMENTO DE TRANSAÇÃO VOUCHER (VR/ALELO)
Vendas realizadas no voucher VR podem ser canceladas:
- No mesmo dia pela maquininha que realizou o pagamento
- Em até 7 dias após a venda pelo Dashboard ou Minha Conta
Passando estes prazos, o estabelecimento comercial poderá cancelar uma transação entrando pelo canal de atendimento da bandeira.
Clique aqui para ser direcionado ao atendimento da VR.
Vendas realizadas no voucher Alelo podem ser canceladas:
- No mesmo dia pela maquininha que realizou o pagamento
- Em até 30 dias após a venda pelo Dashboard ou Minha Conta
Para Alelo, somente o cancelamento total de vendas está disponível.
CANCELAMENTO DE BOLETO
O cancelamento de transações de boleto é realizado mediante solicitação com o nosso time de CX no e-mail suporte@zoop.com.br.
As transações em questão indicadas precisam estar com status pendente.
Deve-se indicar no corpo do e-mail ou em planilha os IDs das transações de boleto separadas linha a linha de forma digitada.
O cancelamento de boleto ocorre de forma manual todas as terças, quartas e sextas-feiras úteis.
Caso o boleto não seja pago em até 60 dias após a data de vencimento, o boleto é cancelado automaticamente.
CANCELAMENTO DE PIX
Transações PIX realizadas através do QrCode da maquininha somente podem ser canceladas via API.
Acesse nossa documentação clicando aqui.
PERGUNTAS FREQUENTES
Qual a diferença entre cancelamento e chargeback?
O cancelamento da transação acontece somente quando por uma ação do estabelecimento comercial é realizada uma transação de cancelamento para devolver ao portador do cartão, de forma voluntária, o valor autorizado. Já no chargeback o processo é iniciado pelo portador do cartão junto ao seu banco emissor sem depender de uma ação do estabelecimento comercial. Como cancelar transações online realizadas na Máquina Virtual?
Após ser realizada na máquina virtual, o cancelamento pode ser feito pela API ou pelo dashboard em até 90 dias após a realização da venda. No dashboard, basta ir na aba VENDAS e buscar pelo ID da transação. Em que situações pode ser necessário um cancelamento parcial?
É uma modalidade de cancelamento comum em alguns tipos de negócio como passagens em companhias de viagem ou hospedagens, por exemplo. É comum a compra de passagens “ida e volta”, mas muda-se de ideia posteriormente e se pede cancelamento da volta. O mesmo ocorre em diárias de hotel previamente pagas e que são canceladas parcialmente pois o cliente quis encurtar a estadia.