Os planos de venda permitem que o marketplace aplique uma margem de lucro, ou seja valores direcionados a você, em cima das vendas realizadas pelos estabelecimentos comerciais associados a eles.
COMO CRIAR UM PLANO DE TAXAS
Durante as negociações com o seu responsável comercial, você receberá uma planilha de taxas, onde você pode indicar a porcentagem de comissão do seu marketplace em cada transação de EC vinculado àquele plano. Ou seja, quanto de cada transação será pago ao seu marketplace em forma de markup mensalmente.
Clique aqui para saber mais sobre comissionamento/markup.
TAXA COBRADA DO EC = TAXA ZOOP + TAXA PARCEIRO
A porcentagem relativa à Zoop já virá preenchida na planilha.
Na planilha, preencha as informações de NOME DO PLANO, MCC e se o plano é Standard ou Pro, conforme exemplo abaixo:
STANDARD: O recebimento das transações de crédito acontecem em 30 dias a partir da data da venda (D30). Transações de débito sempre são liquidadas no dia seguinte útil (D1).
PRO: O recebimento das transações de crédito é antecipado para pagamento em 1 dia útil (D1). Débito também é pago em D1. Planos nessa modalidade estão sujeitos à análise e aprovação de Prevenção.
Mais abaixo na planilha, na seção MARKUP você define sua margem de lucro:
- Por bandeira (Mastercard, Visa, AMEX, Hiper, Elo e outras)
- Por tipo (crédito e débito)
- Por modalidade (presencial ou online)
Você pode optar por aplicar uma taxa em percentual (%), em reais (R$) ou em ambos.
A taxa final que o EC pagará está sempre à direita do markup na coluna TAXA FINAL.
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Exemplo:
Na planilha de taxas que você recebeu, o custo Zoop para transação de crédito a vista na bandeira MasterCard era 2,5%. Você define seu markup nessa modalidade e bandeira a 1%.
A taxa final que será cobrada do estabelecimento será o somatório dessas duas taxas.
TAXA ZOOP + MARKUP PARCEIRO = TAXA DO ESTABELECIMENTO
2,5% + 1% = TAXA DO ESTABELECIMENTO
TAXA DO ESTABELECIMENTO = 3,5%
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Para poder transacionar na modalidade online é necessário liberação prévia do time de Prevenção, clique aqui para conferir os requisitos.
Ao final, envie a planilha de Planos de Venda para suporte@zoop.com.br. Após finalizado o processo de inclusão do plano por parte da Zoop, você receberá um retorno e o plano estará visível na aba PLANOS DE VENDA em seu Dashboard 24h depois da confirmação.
O prazo para criação de plano é de até 5 dias úteis.
Você pode criar quantos planos forem necessários para o seu marketplace.
COMO ASSOCIAR UM PLANO A UM ESTABELECIMENTO?
Após a criação do plano de taxas, o marketplace deve associá-lo aos estabelecimentos comerciais.
1. Entre no seu dashboard e clique na aba PLANOS DE VENDA.
2. Clique no plano ao qual deseja associar um EC. Você pode buscar o plano usando a barra de busca.
3. Insira o CPF ou CNPJ do estabelecimento no campo ao lado da relação de taxas e finalize clicando em ASSOCIAR ESTABELECIMENTO.
Após associar um EC a um novo plano ele é automaticamente desassociado ao seu plano antigo.
Caso o Marketplace não faça a associação do plano, será cobrada a taxa do Plano Padrão do marketplace.
Clique aqui para saber mais sobre plano padrão.
COMO ALTERAR OU EXCLUIR UM PLANO CRIADO
Para alterar as taxas de um plano existente, atualize a planilha que você já possui com a(s) nova(s) taxa(s) e faça o envio para suporte@zoop.com.br, indicando qual taxa está sendo alterada.
Para excluir um plano, entre em contato com o mesmo e-mail informando o ID ou nome do plano que deseja excluir.
Retornaremos por e-mail em até 5 dias úteis após finalizarmos as atualizações necessárias.