Notas Fiscais emitidas pela Zoop

Durante dois períodos de cada mês, é apurada a taxa Zoop sobre as transações realizadas, a primeira janela de apuração representa as movimentações ocorridas entre os dias 1º a 25º do mês corrente, de tal forma, que a segunda janela retrata os 5 últimos dias do mês. A taxa satisfaz ao plano definido com o Marketplace (Parceiro), sendo cadastradas imediatamente após assinatura do contrato.

A taxa Zoop é composta por serviços prestados nas transações efetivadas, dessa forma, o parceiro tem a responsabilidade de emitir uma NF ao Estabelecimento Comercial (EC) referente aos serviços prestados a ele. Como cada marketplace tem sua característica, no caso de haver quaisquer dúvidas de como realizar a emissão de sua NF, é orientado ao parceiro consultar o contador responsável pela sua empresa.

A emissão da nota acontece em até 3 dias depois da apuração, o envio é feito através dos e-mails previamente cadastrados a cada Estabelecimento Comercial do marketplace, seja ele pessoa física ou jurídica. O recebimento e acompanhamento desses documentos se torna rápido e eficiente.

Importante ressaltar que o valor da NF corresponde a um valor inferior ao que de fato foi retido como taxa para a Zoop, isso ocorre devidos a alguns custos da transação serem repassados na cadeia de pagamentos, dessa forma, o valor informado na NF Zoop representa isoladamente as taxas Zoop.

mceclip0.png

 Modelo BlackBox

O modelo BlackBox, obedece aos principais passos já relacionados, apenas um movimento se altera nesse cenário, o envio da NF emitida pela Zoop deixa de ser encaminhado ao estabelecimento comercial (EC) e passa a ser emitida contra o parceiro.

Nesse modelo há a possibilidade de ocorrer a bitributação na cadeia de pagamento estabelecida, por isso, a solicitação deve partir do parceiro e deve estar formalizada contratualmente entre o parceiro e a Zoop.

Nesse cenário, a responsabilidade de emitir a NF com o valor total da prestação do serviço passa a ser do parceiro a seus estabelecimentos comerciais (ECs).

 O fluxo financeiro permanece da mesma forma, sem ocorrer nenhuma alteração.

mceclip1.png

Detalhamento dos campos de uma Nota Fiscal

A NF é um documento fiscal com a finalidade de registrar a prestação de serviço entre as partes envolvidas na cadeia de pagamento, esse documento carrega diversas informações, para ficar esclarecido foi deixado um exemplo de NF abaixo, e o significado dos principais campos de uma NF.

mceclip2.png

Tomador de serviços: Contém as informações cadastrais do estabelecimento comercial que transacionou com a Zoop, ou em caso de BlackBox as informações do parceiro.

Discriminação de serviços: Informando o período contemplado e a qual marketplace o Estabelecimento Comercial está relacionado.

Valor da nota: Valor em R$ (moeda nacional) da taxa Zoop.

Valor do ISS: Demostrar em R$ (moeda nacional) o valor do ISS devido para a Zoop.

Outras Informações: Demais informações legais padronizadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro.