O cancelamento de uma transação de cartão de crédito ou débito pode ser efetuado via Dashboard, via API ou na própria máquina para transações de cartão presente.
- As transações presenciais podem ser canceladas na própria máquina no mesmo dia, via Dashboard ou via API. Os prazos de cancelamento para transações presencial são: crédito até 30 dias após a venda e débito em até 7 dias após a venda.
- Transações digitais (onlines/cartão não presente) podem ser canceladas em até 90 dias via Dashboard ou via API.
Antes de realizar o cancelamento, certifique-se de que o saldo do estabelecimento comercial seja maior do que o valor da compra
O saldo é composto por:
- Saldo em conta gráfica: recebíveis já liquidados na conta Zoop e que ainda não tenham sido transferidos para outra conta
- Agenda Futura: recebíveis agendados para recebimento futuro, conforme o seu fluxo de liquidação
- Limite Negativo: limite configurado pelo financeiro para que o cliente possa ficar negativo em sua conta.
Após o cancelamento, vendas no débito devem ser creditadas na conta do proprietário do cartão em até 10 dias úteis.
Vendas no crédito devem ser ajustadas na fatura do cliente até a próxima fatura ou até mesmo na subsequente
Lembrando que o prazo de efetivação do estorno varia de acordo com o banco emissor do cartão do portador
* Não é possível fazer o cancelamento de boletos já emitidos. Caso ele não seja pago, daremos sua baixa 60 dias após a sua data de vencimento.
Via Dashboard
- Na aba Vendas do dashboard, clique na transação a ser cancelada
- Ao lado direito da tela, clique no botão “Cancelar Venda”
Após o cancelamento ficará visível no dashboard o botão para a emissão da carta de cancelamento.
Importante: o cancelamento parcial via dashboard é possível apenas para transações digitais.
Caso necessário, você poderá solicitar a carta de cancelamento através do suporte@zoop.com.br
Via API
Para o cancelamento via API é possível utilizar a requisição abaixo:
https://docs.zoop.co/reference#post_v1-marketplaces-marketplace-id-transactions-transaction-id-void
Cancelamento total
No cancelamento de um transação do tipo card uma solicitação de estorno é feita ao emissor do cartão, sendo gerado um crédito na fatura do comprador referente ao valor estornado.
Uma vez aprovado o cancelamento a transação é atualizada para o status de canceled, sendo emitido um evento (webhook) do tipo transaction.canceled, sendo canceladas também as parcelas de recebimento associadas a transação não compensadas.
Um lançamento de débito no extrato financeiro do lojista para as parcelas de recebimento já liquidadas também é realizado.
Cancelamento parcial
O cancelamento parcial é o ato de cancelar um valor menor que o valor total autorizado/capturado. Esse modelo de cancelamento pode ocorrer inúmeras vezes, até que o valor total da transação seja cancelado.
Cancelamento parcial disponível apenas para transações de crédito capturadas.
Ao cancelar parcialmente uma transação, o amount estornado é reduzido do valor atual da venda, ficando o valor original_amount preservado com o valor original da venda, sendo regerado os recebíveis associados a esta venda, retornando erro caso uma regra de split ultrapasse o valor restante da venda após cancelamento.
No cancelamento parcial, o estado da venda permanece como succeeded enquanto restar valor amount a ser creditado ao EC. A venda passa para o estado de canceled quando o valor amount for zero.
No cancelamento parcial é também disparado o evento (webhook) de transaction.canceled, porém mantendo o objeto da venda no estado de succeeded.
Para cada operação de cancelamento é registrado um histórico que pode ser visualizado nas apis de transactions.
Na API de cancelamento de cobrança deve ser enviado o valor a ser estornado, podendo ser o valor total ou parcial, enviando também novamente o identificador do vendedor no atributo on_behalf_of.
Via Terminal
- Clique no botão MENU da tela
- Digite a senha padrão do POS
- Clique em Cancelar venda
- Digite o valor e depois insira o cartão