Cada status tem um significado, conforme abaixo:
1. new (nova)
As transações de e-commerce são criadas com status new assim que são recebidas e pré-validadas pela Zoop. É ainda nesse estado em que são aplicadas as taxas (suas e da própria Zoop) de acordo com o plano de taxas previamente associado ao vendedor responsável pela transação.
2. pending (pendente)
As transações de e-commerce avançam para o status pending imediatamente antes de serem submetidas para uma das adquirentes parceiras da Zoop.
Esse é o estado em que uma transação se mantém quando a conexão entre a Zoop e a Adquirente é perdida durante a autorização da transação (por exemplo, quando o tempo de autorização da transação pela adquirente é maior do que 20s) ou quando o retorno da adquirente é um código conhecido referente à um estouro no tempo limite de espera pela resposta da bandeira ou do banco emissor.
3. failed (falhada)
As transações de e-commerce avançam para o status failed toda vez que uma resposta de conclusiva de falha é retornada pela adquirência na autorização (ou na pré-autorização) de transações. A adquirência pode negar a transação por diversas razões diferentes, indo desde a insuficiência no saldo disponível até uma possível suspeita de fraude.
4. pre_authorized (pré-autorizada)
As transações de e-commerce avançam para o status pre_authorized toda vez que uma resposta conclusiva de sucesso é retornada pela adquirência em uma operação de pré-autorização de transações.
Nesse estado, o saldo se encontra reservado no cartão do cliente e aguarda uma solicitação explícita de captura para converter esta reserva em uma cobrança de fato.
5. succeeded (bem sucedida)
As transações de e-commerce avançam para o status succeeded toda vez que uma resposta conclusiva de sucesso é retornada pela adquirência nas operações de autorização direta de transações ou de captura de uma pré-autorização.
É nesse estado em que são gerados os recebíveis que serão pagos aos vendedores responsáveis e co-participantes das transações.
6. canceled (estornada)
As transações de e-commerce avançam para o status canceled toda vez que uma resposta conclusiva de sucesso é retornada pela adquirência para uma operação de estorno total de uma transação.
Uma transação nesse estado tem todos os seus recebíveis cancelados ou reembolsados (quando previamente gerados).
7. disputed (disputa)
As transações de e-commerce avançam para o status disputed sempre que uma notificação de disputa é enviada pelo Adquirente e recebida pela Zoop. A disputa por uma transação acontecem quando o portador do cartão aciona diretamente o banco emissor para solicitar o estorno de uma transação. Uma transação pode entrar em disputa infinitas vezes.
Uma vez nesse estado, a transação poderá voltar para bem sucedida toda vez que o vendedor vencer uma disputa.
8. charged_back (reembolsado forçadamente)
As transações de e-commerce avançam para o status charged_back sempre que a disputa por uma transação é vencida pelo portador.
Uma transação nesse estado tem todos os seus recebíveis cancelados ou reembolsados.
9. Revertida
É uma transação que inicialmente pode ter sido aprovada, mas não conseguiu completar o caminho até virar sucesso e por isso foi necessário reverter.